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Perguntas Frequentes: Vem Estudante

  • Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?

    Para obter o VEM Estudante, o estudante pessoalmente, deve se dirigir ao Posto de Atendimento do VEM , situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista no horário das 08:30hs às 17:30hs, de segunda a sexta-feira, portando a documentação abaixo:

    • Carteira de Estudante em vigor
    • RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimento (menores de 16 anos)
    • Cópia do comprovante de residência (com CEP)

    Universitários

    Levar também  declaração original de vínculo do semestre em vigor devidamente carimbada e assinada, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor, ou ainda comprovante de matrícula devidamente carimbado e assinado do semestre em vigor.

    Secundaristas que no ano anterior cursaram Pré-vestibular, Supletivos ou Cursos Técnicos

    Levar também original do comprovante de matrícula do ano vigente ou declaração de vínculo da escola.

    O seu VEM Estudante será emitido e entregue na hora.

  • Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?

    Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 - Boa Vista, das 08:30hs às 17:30hs, de segunda a sexta-feira, levando seu cartão VEM Estudante e a Carteira de Estudante em vigor.

  • Como posso bloquear o meu cartão?

    Dirija-se ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, das  08:30hs às 17:30hs, de segunda a sexta-feira.  O estudante deverá levar a sua carteira de estudante ou algum outro documento de identificação com foto.

    Em caso de bloqueio pelo responsável pelo estudante, também deverá ser apresentado seu original de documento oficial de identificação com foto e algum documento com os dados do estudante (Certidão de Nascimento, RG, Carteira de Estudante, etc). Só serão permitidos bloqueios pelos responsáveis cadastrados no sistema (no caso de estudantes universitários) ou identificados na Carteira de Estudante (no caso de estudantes secundaristas).

    Ou ainda através do telefone (81) 3182-5551 de Segunda à Sexta-Feira das 08:00 às 17:00hs. Ressalvando-se, porém, que  no ato da solicitação de bloqueio deverão ser informados os dados pessoais e inerentes ao cartão Vem Estudante para efetivação do mesmo, e caso haja divergência de informação, o relativo bloqueio só será feito pessoalmente no Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 - Boa Vista, no horário das 08:30hs às 17:30hs, de segunda a sexta-feira.

  • Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

    No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.

  • Como posso solicitar a 2ª via do VEM Estudante?

    Após efetuar o bloqueio do cartão, procure o Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, portando carteira de estudante em vigor mais original e cópia da declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor ou ainda comprovante de matrícula do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado, no horário das 08:30hs às 17:30hs, de segunda a sexta-feira. Será necessário pagar o valor equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira). O cartão será entregue na hora e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, serão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.

  • Estudante de pré-vestibular tem direito ao cartão VEM Estudante?

    Sim. Todos os alunos de cursos pré-vestibulares que estudam em instituições habilitadas para emissão da carteira de estudante, segundo critérios do Grande Recife Consórcio de Transportes, podem solicitar o cartão VEM Estudante. No ato da solicitação, os estudantes devem portar:

    • Carteira de estudante em vigor;
    • Comprovante de matricula do semestre em vigor ou declaração de vínculo.
  • Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?

    Todo estudante tem direito a utilizar 70 (setenta) créditos por mês e 08 (oito) créditos por dia em qualquer período do ano.

  • Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?

    A recarga pode ser feita pelo próprio estudante. No caso do secundarista, também pelos responsáveis declarados na Carteira de Estudante. E no caso do universitário, pelos responsáveis cadastrados no sistema.

  • Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?

    Não. Apenas compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 - Boa Vista das 08:30h às 17:30h, de segunda a sexta-feira para alterar seu cadastro, portando:

    • Carteira de estudante em vigor
    • Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.
  • Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?

    É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.

  • O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?

    Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

  • O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?

    Deverá fazer a atualização do cadastro no Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista das 08:30hs às 17:30 hs de segunda à sexta-feira , portando a Carteira de Estudante atualizada e no caso do Universitário, também a declaração de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras, e na internet a informação apresentada será:

    “Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.